
Alguns terão percebido que a imagem escolhida para primeiro post deste Blog foi a de uma Leoa. Essa escolha não foi motivada pelo acaso.
NOTA: não sou xamã, não tirei nenhum curso nem tenho nenhum certificado. Se estudo? Sim. Muito. Procuro, leio, tento entender outras perspectivas. Todas as possíveis. É a forma que encontro de validar o que sei. O que sei, sei. Mais do que isso, sinto. Parece estranho e durante muito tempo recusei este "saber" intuído ou "recordado"...há sempre o medo de cair no ego, de ser mal interpretada, de eu mesma não compreender e errar, ou de parecer arrogante, até o medo de na verdade não saber como lidar de forma humilde com isto...somos todos iguais, e todos temos em nós mundos desconhecidos, abafados pela nossa mente concreta e obtusa e pelo processo de socialização vigente...por isso afirmo novamente, o que eu sei não é nem nunca será a única ou a melhor forma de fazer algo. Simplesmente é aquela que resulta comigo. Este é um processo pessoal, muito pessoal. No campo da Espiritualidade (e em quase todos os outros) sempre me foi muito difícil seguir algo cegamente só porque é assim, ou porque as regras são assim, ou porque o supra sumo X diz assim...colocar em questão, pensar pela minha própria cabeça, experimentar, aplicar...sentir.
O regresso a casa é também um regresso a nós mesmos na nossa essência. Recusar o que somos é apenas mais uma armadilha do nosso ego!

Presente está agora a Leoa, e digo Leoa pois é ela que me tem surgido sempre...não o Leão...e tem-se apresentado de forma constante e forte...
Podemos chamar a nós a ajuda de qualquer animal de poder, consoante as nossas necessidades. Devemos contudo ter a atenção e respeito de só o fazer quando é mesmo imprescindível e conhecer bem as características, a medicina, o poder e a energia que chamamos a nós. Nunca o devemos fazer de forma leviana.
Há que conhecer bem esse animal também na sua forma física terrena, os seus hábitos, o seu ciclo de vida, as suas características. Há que senti-lo...intuí-lo...há que mesclar a nossa essência com a dele. Não há uma fórmula mágica. Há meditações guiadas que ajudam...proximamente registarei aqui algumas. Mas é sempre um processo pessoal. Ninguém vai caminhar por ti!
Pessoalmente, nunca chamei activamente nenhum espírito animal. O meu Toten, o Corvo (que assume também a forma de Fénix, sem nunca deixar de ser Corvo), está sempre presente em mim...os outros espíritos animais manifestam-se de sua livre e espontânea vontade na minha vida, vindo ao meu encontro quantas vezes sem eu perceber o porquê... aceito e agradeço sempre a sua presença e sei que mais tarde ou mais cedo tudo se revela.
A medicina do Leão é a da liderança, da força, do poder, da coragem. Está associada ao Sol e aumenta

O Leão está directamente relacionado com a energia do Sol.

Já no Tarot, esta energia está patente na Carta XIX, O SOL, símbolo da força vital psíquica, é a imagem que traduz o espírito masculino, a realização plena dos ideais, a claridade da consciência, a fertilidade e a renovação da vida. Na carta XI, A Força, temos um leão subjugado por uma mulher, que o mantém imobilizado. O leão é um símbolo das paixões violentas, dos instintos, também do Ego. Nesta carta estes instintos são domados e canalizados pela energia feminina. Todos temos luz e trevas em nós, todos temos instintos e impulsos, e não é errado tê-los. Somos humanos. O errado é deixarmos que esses instintos nos controlem e façam agir de forma descontrolada. Devemos "domar" essa energia e utilizá-la sabiamente.

Ao observar uma família de Leões, depressa se irá aperceber raramente lutam entre si e que são todos muito chegados. Na caçada, o leão macho só surge quando é necessário um golpe de maior força ou violência, para o qual contribuem em muito a sua estatura e peso...a táctica, a estratégia e a caçada em si mesma é realizada pelas Leoas, que dominam os seus instintos até ao momento crucial da perseguição e ataque...contudo a Leoa é humilde, e o primeiro a comer é o Leão, um acordo tácito entre ambos já que é ele que protege o clã e território...não há falsos orgulhos ou humildades. Há cooperação. Há uma clara diferença entre a energia masculina e a energia feminina, pelo que para mim é sempre muito importante saber se o animal que me surge é macho ou fêmea, ou então conhecer bem as características de ambas as energias naquela espécie para poder escolher qual a mais adequada ao meu momento...nas minhas diversas leituras e pesquisas apenas uma vez encontrei esta diferenciação...mas parece-me relevante fazê-la.

Aqueles que tem o Leão como Animal de Poder fixo, são pessoas que normalmente estão envolvidas em grupos ou comunidades. Trabalham com o colectivo. Devem ter em atenção o papel que desempenham e assegurar-se que têm escapes para gerir o stress. Devem também aprender a controlar a tendência para o ciúme excessivo, e a dominar o seu Ego para não serem dominados por ele.
O Leão é o animal ideal para recuperarmos a nossa individualidade e harmonias interiores, nos momentos em que nos sentimos mais descontrolados e agressivos...dominando a nossa raiva e canalizando essa energia de uma forma inteligente e produtiva. Encontramos o Leão enquanto símbolo numa variedade de culturas: é o símbolo do Sol, de Mitra; no Egipto acreditava-se que as inundações anuais do Nilo eram inspiradas pelo leão e o Sol Nascente era simbolizado por um leão jovem; para os cristãos ele era o correspondente da águia na Terra, os alquimistas medievais associavam-no com o elemento fixo do enxofre, e um leão jovem era frequentemente o símbolo do sol erguendo-se e tudo iluminando.

Como já disse acima, O leão não luta pela luta, por orgulho. Evita confrontações. Esta é uma táctica a ter em mente se o leão for o seu totem. As fêmeas fazem a maioria do trabalho, são uma energia feminina muito forte. O sol nem sempre foi um símbolo masculino... Origina nascimento aos dias , nutre e aquece a vida. Há uma evidente correlação do Leão com a afirmação das energias femininas para trazer o nascimento e o poder do novo.

16 comentários:
Boa noite,
estou encantada com seu blog!
Parabéns, pelos textos excelentes.
Adorei!
Tudo de bom para você!
Estou te seguindo com muito carinho.
Beijo em tua alma.
Marion
Marion benvida :) também já estou seguindo você! Adorei seu Blog!
namasté!
Siala querida!
Conforme lhe prometi vou fazer um link deste seu blog e post no Navegante.
Excelente texto. Muito bom mesmo.
Sou amante do Xamanismo , bem sabes disso.
Disseram-me que fui xamã em outra encarnações...uma na África e outra na Sibéria, ou vice versa...
E eu achei primorosa a sua explanação sobre o tema.
Quando vi a foto do leão tampando os olhos, de imediato me lembrei do Urso do António...e que surpresa o final do seu texto ler que pensou o mesmo!!!:)))
Um beijo grande.
Astrid Annabelle
Querida Astrid :) desde já obrigada pelo link! Pensei muito antes de iniciar este ciclo, vc sabe! Mas a cada dia que passa sinto-me mais segura e confiante! Obrigada também por isso pois desempenhaste um papel fundamental neste meu renascimento, mesmo com um oceano a separar-nos, a energia do amor não conhece nem espaço, nem tempo!
Numa regressão não planeada, há cerca de 1 ano atrás, revivi uma das minhas vidas como india norte-americana...muito antes dos "brancos" chegarem...foi muito intenso e ainda hoje retiro ensinamentos dessa experiência.
ahhhh era inevitável olhar aquela foto e não relacionarmos logo com o António :) Quando a encontrei sabia que era a foto certa para começar!
Um beijo enorme amiga!
Namasté!
Querida, cheguei aqui através da Astrid. Adorei!!!
Beijocas.
Benvinda Luz de Estrela! Hoje passo no seu cantinho também!
Namasté!
Olá! Aceitar o que somos, é um grande passo p uma humildade justa, ñ é? E, se o seu caminho é o de iluminar a sua volta, isso jamais será visto como soberba, a não ser pelos invejosos de plantãvc deve tirar isso de letra rss, gostei daqui, já a sigo, ñ precisa me seguir, meu blog é um tto obscuro demais até
Benvindo Ives. Exactamente ;) mas para aceitarmos temos que nos conhecer...no nosso melhor e no nosso pior, na nossa luz e nas nossas sombras. A luz sem a sombra não existiria...e vice versa.
Pois, nunca gostei que me dissessem o que fazer rssssss e sempre fiz o contrário do suposto rssss por isso já estás no meu BlogRoll para eu ir acompanhando essa tua viagem "obscura" - não há outra forma de chegar á madrugada sem ser passando pela noite ;)
Namasté
Que maravilha de post,Siala!
Interessante e elucidativo! um beijo,tudo de bom,chica
Obrigada Chica!
Namasté!
nossa adorei o blog...muito bom, obrigada pela visita....bjos
Oi Andrea, eu é que agradeço!
Namasté
olá!! gostei muito... talvez já conheças, mas aqui vai na mesma:
http://www.youtube.com/watch?v=NA1i36Dd1qs
bjos
Olá Siala,
adoro passear por suas páginas, seu blog
é lindo demais!
Ótimo final de semana e tudo de bom sempre!
Beijos
Marion
Seu blog é MARAVILHOSO!
Parabéns!
http://devan-neios.blogspot.com
@ArKana, sim já conheço, mas é sempre fabuloso rever essas imagens! É impossível descrever o que se sente quando se comunica a um nível tão profundo com os animais! Lindo!
@Marion, obrigada!Passei o final de semana trabalhando e nem tive tempo de vir aqui nem visitar nenum dos meus amigos!Uma excelente semana para você!
@Último Romântico, Obrigada e seja benvindo!Estou indo espreitar seu cantinho também!
Namasté!
Enviar um comentário