sábado, 22 de janeiro de 2011

Yellowstone - O Gigante está a acordar?

Yellowstone situa-se na ponta nordeste de um acidente geográfico em forma de U que atravessa as montanhas e que actualmente são as planícies do rio Snake. Esta planície em forma curva foi criada na altura em que o continente americano sofria a deriva continental e passava por um hotspot ("zona quente") vulcânico existente abaixo da crosta terrestre. Este hotspot estava anteriormente localizado onde é hoje a localidade de Boise, no estado de Idaho. Mas a América do Norte sofreu uma deriva, à velocidade de 45 mm por ano, na direcção sudoeste, que relocalizou o hotspot até ao lugar actual.

A caldeira vulcânica de Yellowstone é o maior sistema vulcânico existente na América do Norte. É normalmente denominado como "supervulcão" porque a caldeira foi formada por acção de erupções explosivas de elevada proporção. A caldeira foi criada por uma erupção cataclísmica que ocorreu há cerca de 640 000 anos e que libertou 1000 quilómetros cúbicos de cinza, rocha e materiais piroclásticos (este evento teve uma proporção 450 vezes maior que a erupção do Monte Santa Helena, em 1980), formando uma cratera vulcânica com quase 1 km de profundidade e abrangendo uma superfície de 30 por 70 km (o tamanho da caldeira tem no entanto sido modificado desde essa altura). A formação geológica assim formada toma o nome de tufo e esta em particular passou a ser conhecida como Lava Creek Tuff. Para além deste grande ciclo eruptivo, outros dois ciclos haviam já ocorrido nesta região.

Cientistas estudam e monotorizam este Super vulcão há décadas. Todos os anos o solo de Yellowstone eleva-se em média 5 a 7 cm devido ao magma e pressão interna da cadeira.
No dia 19/01 de 2011 o Super vulcão respirou mais profundamente e uma grande área do parque elevou-se mais de 25cm de altura a uma velocidade surpreendente provocando imensas fendas profundas, inclusive na caldeira, com perda de magma por quilómetros de terra a dentro. Os cientistas disseram que é um caso extraordinário de pressão vulcânica jamais visto e que não sabem se estamos a lidar com uma pré-erupção.


Vejam a notícia original AQUI
(National Geographic), está em inglês mas contem informação muito interessante e importante...que pena que a maioria dos Media não lhe deu qualquer relevância. E para a esmagadora maioria da população mundial...se não passou na televisão, simplesmente não aconteceu / se dá na televisão é porque é verdade...

Há um documentário da BBC sobre o que poderá acontecer um dia...baseado em factos científicos. Como eles referem logo no inicio...a história é real. Apenas ainda não aconteceu.

Porque a informação é Energia Vital...aceda a ela!

3 comentários:

Francisco Domingues disse...

Olá, Siala!
Entrei para conhecer seu blog e seu pefil e desejar-lhe um óptimo 2011 cheio de sonhos realizados. Creio que gostará dos meus blogs de que lhe dou notícia a seguir. O pensamento é talvez tolo, mas interessante para quem gosta de questionar o legado dos nossos antepassados:
Acabámos de celebrar o Natal e... sabia que o Natal não existe? Curioso, não é?
Pois: o Natal foi inventado pela Igreja para “cristianizar” as festas pagãs em honra dos deuses solares, Mitra e outros, que se celebravam, por todo o império romano, ao redor do solstício de Inverno, como início do renascimento para uma vida nova, a da Primavera. Teve o seu aparecimento no s. IV, na Igreja Ocidental (25 de Dezembro – calendário Gregoriano) e no s. V na Oriental (7 de Janeiro – calendário Juliano). A narrativa do nascimento de Jesus de Mateus, ampliada por Lucas (nada sendo referido nem em Marcos nem em João), uma e outra são puras invenções sem qualquer credibilidade histórica nem qualquer verosimilhança (No inverno, os pastores não dormem ao relento...) Portanto, o Menino Jesus do catecismo não existiu. Muito menos o Deus Menino! E o mundo inteiro festeja algo de inexistente... Dá que pensar, não dá? (Ver mais no meu blog “Em nome da Ciência” cujo acesso é: http://ohomemperdeuosseusmitos.blogspot.com)
Agora, associando-me ao luto de nossos irmãos brasileiros e fazendo votos para que semelhantes tragédias não voltem a acontecer no país irmão, uma outra ideia: apesar das catástrofes que vão acontecendo pelo mundo, com muita probabilidade provocadas pelas alterações climáticas e ambientais devidas à acção do Homem, o mesmo Homem, através dos seus governos subjugados aos interesses económico-financeiros de alguns (5% da população mundial, isto é, os que detêm 95% da riqueza produzida à face da Terra), não vai pôr-lhe cobro; preferirá assistir a novas catástrofes em que, como de costume, os mais fracos e pobres são os que irão continuar a sofrer. Inutilmente! Há que lutar para mudar estes sistemas e estes modelos não só políticos mas também económico-financeiros. Como? – Ver no meu blog “Ideias-Novas” cujo acesso é: http://ummundolideradopormulheres.blogspot.com
Francisco Domingues

Cristina Paulo disse...

Bom dia Francisco! Grata pela sua visita e comentário muito interessante! Sim, sabia que o Natal da forma como é celebrado não passa de uma invenção, uma forma de absorver os rituais das antigas religiões pagãs para melhor se sobrepôr a elas. Contudo é muito bom reler factos científicos e históricos, estudei história antiga e historia do cristianismo na Universidade e desde cedo que coloquei muitas verdades em causa :)
Vou visitar os seus blogs e linká-los. Acredito que é através da informação e do conhecimento que poderemos fazer algo mais pelo planeta!
Namasté!

Tony disse...

3.397 - Mensagem de Nossa Senhora, transmitida em Brazlândia/DF, transmitida em 07/11/2010

Queridos filhos, venho do céu para conduzir-vos Àquele que tem palavras de Vida eterna. Não recueis. Abri vossos corações e acolhei os Meus apelos. A humanidade contaminou-se com o pecado e precisa ser curada. Voltai-vos ao Senhor. Ele vos ama com imenso amor de Pai. Buscai forças na palavra de Deus e na Eucaristia. Eu sou a vossa Mãe e estarei ao vosso lado. Vim do céu para enxugar vossas lágrimas. Confiai plenamente no poder de Deus e sereis vitoriosos. Dobrai vossos joelhos em oração. Um fato assombroso se dará em um famoso Parque Nacional. Um fogo destruidor se levantará e os homens hão de chorar e lamentar. Sofro por causa dos vossos sofrimentos. Rezai, rezai, rezai. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

www.apelosurgentes.com.br